27 de novembro de 2014

Qual o nome da irmã de Jesus?

Qual o nome da irmã de Jesus?





A Bíblia em nenhum lugar diz o nome dos irmãos e irmãs de Jesus.
Mas que Jesus tinha irmãos e irmãs, foi reportado em Marcos 6.3 e Mateus 13.55-56.
Eles também aparecem no trecho conhecido como verdadeiros parentes de Jesus, em Marcos e Mateus.
Os evangelhos canônicos nomeiam quatro irmãos, mas apenas Tiago, é conhecido historicamente.
Após a morte de Jesus, Tiago, o "irmão do Senhor" era o líder da congregação em Jerusalém e os parentes de Jesus parecem ter tido posições de autoridade nas redondezas da cidade.
Conforme a doutrina da perpétua virgindade de Maria se desenvolveu, principalmente no oriente, os cristãos passaram a considerar os irmãos de Jesus como sendo filhos de José de um outro casamento, e Jerônimo prosseguiu argumentando que os "irmãos" e "irmãs" eram na verdade primos.
Os termos "irmão" e "irmã", como utilizados neste contexto, realmente estão abertos a diversas interpretações.
As línguas hebraica e aramaica não possuem termo apropriado para indicar os primos, e os designam com a mesma palavra que significa irmãos no verdadeiro sentido.
Não existe uma conclusão definitiva Novo Testamento se Jesus tinha ou não irmãos de Maria e de José, como aceitavam alguns membros da igreja antiga, posteriormente rotulados como antidicomarianitas. Mas quando Helvídio propôs esta ideia no século IV, Jerônimo, que, ao que parece, já tinha expressado a opinião geral da Igreja na época, defendia que a Maria tinha permanecido sempre virgem, argumentando que os que eram chamados de irmãos e irmãs eram na verdade filhos de Cléofas, um cunhado de Maria.
Outras interpretações eram de que essas crianças seriam filhas de José em outro casamento, filhos de uma irmã de Maria ou de uma irmã de José. Estudiosos críticos dizem que a doutrina da virgindade perpétua há muito tem impedido o reconhecimento de que Jesus tinha irmãos.

0 comentários: on "Qual o nome da irmã de Jesus?"