3 de setembro de 2013

Quem mentiu para Acabe? Deus pediu para mentir?

Presbítero,

Se possível me tira uma dúvida na Bíblia.
Eu não conseguir compreender a passagem de I Reis 22.19-22:


"Micaías prosseguiu: "Ouça a palavra do Senhor: Vi o Senhor assentado em seu trono, com todo o exército dos céus ao seu redor, à sua direita e à sua esquerda. "E um sugeria uma coisa, outro sugeria outra, E o Senhor disse: 'Quem enganará Acabe para que ataque Ramote-Gileade e morra lá?' até que, finalmente, um espírito apresentou-se diante do Senhor e disse: 'Eu o enganarei'. " 'De que maneira?', perguntou o Senhor. "Ele respondeu: 'Irei e serei um espírito mentiroso na boca de todos os profetas do rei'. "Disse o Senhor: 'Você conseguirá enganá-lo; vá e engane-o' Então ele disse: Ouve, pois, a palavra do SENHOR: Vi ao SENHOR assentado sobre o seu trono, e todo o exército do céu estava junto a ele, à sua mão direita e à sua esquerda. E disse o SENHOR: Quem induzirá Acabe, para que suba, e caia em Ramote de Gileade? E um dizia desta maneira e outro de outra. Então saiu um espírito, e se apresentou diante do SENHOR, e disse: Eu o induzirei. E o SENHOR lhe disse: Com quê? E disse ele: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E ele disse: Tu o induzirás, e ainda prevalecerás; sai e faze assim."

Quem vai lá mentir para Acabe? Deus pediu para mentir? 


Caríssima irmã,

Com freqüência, na Bíblia se apresenta a Deus como fazendo aquilo que ele simplesmente não impede que aconteça.
Todo este quadro é uma parábola. Acabe tinha preferido ser guiado por profetas falsos, e Deus tão só permitiu que fosse guiado por esses profetas para sua ruína. 
Micaías queria dizer que os profetas de baal estavam mentindo para o rei, e que se ele acreditasse neles seria destruído.
O espírito maligno da parte de Deus significa permitido por Deus.
A expressão “o Senhor pôs o espírito mentiroso na boca de todos os seus profetas”, de 1Reis 22:23, é uma adaptação antropomórfica, que traz indestrinçável incógnita.
O tal espírito pertencia às hostes do bem ou do mal?
Na exegese precedente (1Samuel 18:10), “um espírito mau” pode ser entendido: um anjo bom autorizado ou ordenado à prática de um ato mau. O anjo que sai para ferir mortalmente os primogênitos dos egípcios pertencia às potestades benéficas, comissionado a ceifar vidas humanas, para o cumprimento da justiça de Deus, foi em certo sentido um “anjo mau” da parte de Deus.
É útil o comentário de Adam Clarke (*) sobre 1Reis 22:23:

“Ele permitiu ou tolerou que um espírito mentiroso influenciasse teus profetas. É indispensável novamente lembrar ao leitor que as Escrituras reiteradamente representam a Deus como o autor daquilo que Ele, no desenrolar de Sua providência, apenas permite ou tolera que ocorra. Nada pode ser feito no céu, na terra ou no inferno, que não seja por Sua atividade imediata ou por sua permissão”.
Síntese: Muitas vezes anjos bons são solicitados a fazer o mal para a obtenção do bem. Similarmente anjos maus operam o bem para a aquisição do mal, em inumeráveis circunstâncias.

(*) Adam Clarke, teólogo metodista, 1760-1832.

0 comentários: on "Quem mentiu para Acabe? Deus pediu para mentir?"