19 de novembro de 2012

Cear indignamente, ainda cometendo pecados, tem perdão?


Cear indignamente, ainda cometendo pecados, tem perdão?
Ou por isso um servo de Deus perde a salvação pra sempre?
Sem obtenção de perdão por não se examinar antes de cear?





Leiamos o ensinamento de Paulo sobre a Santa Ceia:

 1 Coríntios  11.23-32

Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão e, tendo dado graças, partiu-o e disse: "Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim". Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, sempre que o beberem, em memória de mim". Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha. Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor. Examine-se o homem a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice. Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação. Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram. Mas, se nós nos examinássemos a nós mesmos, não receberíamos juízo. Quando, porém, somos julgados pelo Senhor, estamos sendo disciplinados para que não sejamos condenados com o mundo.

O que o apóstolo ensina é que quem participa da Santa Ceia sem compreender o significado do que está fazendo está se condenando. Comer e beber indignamente é fazê-lo sem merecer, de fato, o que este ato representa. Ou seja, compreendemos que a morte de Cristo, foi um ato de substituição. Ele morreu em meu lugar. Ele me resgatou das trevas e do pecado e me colocou em Seu Reino, para que eu tivesse Vida Eterna. Ele é o meu Redentor, ou seja, ficou em meu lugar para que eu tivesse a Vida.
Se eu compreendo isto, então sou digno de participar deste ato que simboliza esta redenção.
Quanto a perder a salvação para sempre, não há nenhuma menção na Palavra de Deus, que se perde a Salvação ETERNA, exceto para quem peca contra o Espírito Santo de Deus (que é atribuir a ação de Deus ao diabo).

0 comentários: on "Cear indignamente, ainda cometendo pecados, tem perdão?"