15 de janeiro de 2010

Eu tenho cansaço e estresse, o que faço?

Eu tenho cansaço e estresse, o que faço?

Primeiro é preciso identificar o que é Estresse e quel tipo de estresse você está submetido. Procura-se a causa para se curar da causa e não do efeito (estresse).

Mas o qe significa Estresse?
Estresse é um termo retirado da física, e significa qualquer força que aplicada sobre um sistema, leva à sua deformação ou destruição. Aplicando-se o termo ao homem vê-se que estresse é qualquer estímulo que afeta negativamente a pessoa humana. Aí surge a pergunta: o que é afetar negativamente o homem? Na verdade, existem vários tipos de estímulos. Para nossos objetivos, dividimos os estímulos em absolutos e relativos absolutos - como ruído, falta de oxigênio, pressão física.
relativos - como todas as nossas dificuldades no dia a dia. São relativos porque não dependem tanto de "quanto" ou mesmo da "natureza" do problema, mas sim da maneira como são interpretados.

CANSAÇO X ESTRESSE
Cansaço nem sempre é uma coisa ruim. Todos nós já vivenciamos situações em que no final do dia o corpo pedia um banho e uma cama, mas havia uma clara sensação de bem estar. Em geral uma atividade pode se tornar muito gratificante quando possui um significado especial para a pessoa e quando oferece desafios à altura das nossas capacidades. No entanto, existem diversas outras pressões que podem estar provocando um desgaste desnecessário.

Se você estiver vivendo pressões que não diminuem, com situações que mobilizam seu corpo para lutar ou fugir várias vezes ao dia, ou ainda com um saldo negativo em matéria de vazão das reações de alarme, seu corpo vai avisar que o estresse está acontecendo. Pode ser que você mesmo perceba. Mas pode ser necessário que alguém lhe aponte o alarme. Por isso, é sempre interessante prestar atenção às observações de pessoas íntimas. Mesmo que você não esteja no momento com os sintomas que vou descrever, é muito importante conhecê-los para saber o ponto em que será necessário desacelerar o ritmo.

QUANDO COMBATER O ESTRESSE
Estresse não é ruim em si mesmo. Em doses adequadas ele é um fator de motivação. Quando abaixo de um certo nível provoca tédio e dispersão. Quando acima de certos níveis, provoca ansiedade e cansaço. E quando em doses ideais, a sensação é de se sentir desafiado, com "garra", sendo que as dificuldades exigem menor esforço.
Nós podemos vencer o Estresse pela Palavra de Deus - Salmos 55.6; Isaías 28.12.
Deus nos deixou o exemplo do descanso, pois Ele descansou após a obra da criação (Gn 2.2). Que necessidade haveria Deus de descansar, sendo Ele incansável? (Is 40.28). Certamente para nos deixar o exemplo, ensinando-nos acerca de nossas limitações físicas (Lv 23.3).
Segundo os especialistas, outra maneira de vencer o stress, é alterar a rotina, fazendo outras atividades que contribuam para o descanso físico e mental, tais como: caminhada, visitas, convívio social e uma alimentação balanceada.

Houve um tempo em que lazer era sinônimo de pecado. Hoje, em determinados períodos, muitas igrejas procuram locais de retiros para ali passarem o dia com os crentes, em atividades saudáveis, contribuindo para a cura do stress, tão comum em grandes centros. Isso deve ser feito para a glória de Deus, afim de que o evangelho não seja escandalizado (1 Co 10.32).

O stress pode ser curado também através de atividades espirituais, principalmente quando meditamos na palavra de Deus (Sl 119.165), ou em momentos a sós com o Senhor na oração (Mt 6.6; 14.23). Nosso Deus renova as nossas forças, e restaura o nosso vigor físico e espiritual (Rm 8.26; 2 Co 12.9). É necessário portanto, buscar o refrigério e a renovação espiritual em Deus (2 Co 4.16).

Está cientificamente provado que um bom período de descanso é essencial para a cura do stress. Isto confirma a palavra de Deus (Sl 55. 6; Is 28.12)

Vejamos esse texto bíblico:

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviareis”.
Mateus 11.28.

0 comentários: on "Eu tenho cansaço e estresse, o que faço?"