10 de dezembro de 2009

Em bases bíblicas, o que é fornicação?

Caro presbítero,

Gostaria de saber com base na Bíblia, o que é fornicação?
Duas pessoas que convivem harmoniosamente e tem filhos, mas não são casados no civil, estão fornicando? Um abração!

Elias Ferreira



Amado irmão Elias,

Que Deus contemple e abençõe a sua vida!

Precisamos entender as definições e implicações desta palavra:

Fornicação vem de fornicis, ou fornix = abóbada, ou arco. Fornice era o arco da porta sob a qual as prostitutas romanas se exibiam. As meretrizes ficavam por lá porque, além de ligar o lugar ao sexo, a mulher romana devia, a não ser que não tivesse nem pai, nem marido, nem filho(s) do sexo masculino, sempre obediência a um homem (podiam também ser escravas). As mulheres deveriam ficar sempre dentro dos limites da casa/prédio do seu dono ou protetor - por isso, não podiam passar do arco (fornice).
No Novo Testamento, fornicação é o termo usado para traduzir a palavra grega Porneia, termo técnico que designava um matrimónio inválido. Na época de Cristo, com a multiplicidade de leis da judéia, não era raro que um matrimónio fosse invalidado por impedimento jurídico. Surgia então o problema sobre se deviam ou não separar o casal que estavam em zonah (casamento inválido, ou seja, um deles ou ambos não fossem "puros" virgem).
Por volta do Século III d.C. criou-se então o verbo "fornicare", que seria o ato de frequentar esse lugar. Temos esta palavra no português, que se originou do latim, o que significa sexo ilícito (nesse contexto), o caso é que no português, há séculos atrás por conta da igreja, tornou-se delicadamente diferente, porém vital o significado dessa palavra. O significado de sexo ilícito seria supostamente a prática de sexo antes ou fora do casamento. A palavra ilícito significa imoralidade, ou o que é contrário as leis. Naquele época, como foi-se dito antes as leis da Judéia, considerava-se ilícito a prática de sexo antes do casamento, o que não acontece nos dias de hoje; não existe na legislação brasileira nenhuma norma que proíba o sexo antes do casamento (desconsiderando obviamente crimes como estupro), ou ainda considere inválido esse casamento, por um deles não ser mais virgem.
Segundo o Dicionário Aurélio, além de sexo ilícito; mortificação ou aborrecimento e apostasia - na época quando os hebreus mudavam de religião - também significam fornicar. Segundo o dicionário grego há porém mais um significado metafórico que seria a prática de adoração a deuses.
Na Palavra de Deus temos as seguintes referências sobre fornicação: Dt 22.20-21; Jó 31.1; At 15.20,29; 1Co 5.1-13; 6.9-10,13,15,18; Gl 5.19,21; Ef 5.5,8,11-12; 1Tm 1.10; Hb 12.16; Apo 21.8.
É isto que a Bíblia trata quanto à fornicação.

Mas o que você deseja saber é que se um casal vive em harmonia, com filhos (isto quer dizer que vivem a certo tempo juntos), mas ainda não regularizaram sua situação perante a sociedade estão neste pecado da fornicação.

Se analisarmos a Palavra utilizando somente a LEI, ou seja no aspecto legal da definição de fornicação, sim estão vivendo. Contudo, o que impede a legalização deste casamento diante da sociedade? Um casamento anterior? Outro tipo de problema ou pecado?
Diante da GRAÇA de Cristo, nada impede a comunhão deste casal com Deus. Eu digo: nada impede a comunhão deste casal com Deus.
Visto que você não deu maiores informações, é o que posso te responder por agora.

0 comentários: on "Em bases bíblicas, o que é fornicação?"